(54) 3342-9500

Últimas notícias


Notícias

06/07/2017 - Prefeito Iura participa de reuniões com secretários estaduais


Juntamente com outros prefeitos e com o Reitor da UPF , assuntos relacionados à segurança, à saúde e à educação estiveram em pauta.

A preocupação dos municípios em relação à segurança, à saúde e à educação esteve em pauta na tarde desta quarta-feira (05/07) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Acompanhando as demandas locais e regionais, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, participou do encontro que contou com a presença da presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede), Munida Awad, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias. O prefeito Iura Kurtz esteve presente.

Entre as questões apresentadas, estiveram demandas que não foram aprovadas na última Consulta Popular, promovida pelo Governo do Estado. De acordo com os prefeitos presentes, ficaram de fora pontos importantes como o projeto que prevê o videomonitoramento nos municípios, melhorias na saúde e na formação de professores da rede municipal. Participaram do debate os secretários de Educação, Ronald Krummenauer; de Saúde, João Gabbardo dos Reis; e de Segurança, Cezar Schirmer.

Para o reitor, a Universidade tem um papel fundamental nesse processo de conquista dos anseios da sociedade. Ele enfatizou que a Instituição está atuando em todos os setores para que a comunidade seja ouvida e atendida. “Temos um compromisso com a comunidade e é por isso que estamos aqui. Viemos dizer que a Universidade está ciente das dificuldades e que, na medida do possível, realizará ações para que as demandas sejam atendidas”, destacou, ressaltando que, especialmente em nível local, uma vez o Estado não podendo oferecer a formação para os professores municipais, a UPF fará um esforço para suprir essa necessidade.

Os secretários destacaram que nem todas as demandas chegaram até os gabinetes e que, a partir da reunião desta quarta, conscientes dos problemas, levarão os temas para um debate mais específico, visando atender às solicitações. Além disso, frisaram que existem questões legais que devem ser levadas em consideração, como a questão da formação dos professores municipais, que não é aprovada pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE).

Como resposta aos prefeitos, os secretários garantiram que não deixarão de debater os assuntos em reuniões com outras pastas.

Galeria de Imagens



18/08 24° 10° Sol com algumas nuvens. Não chove.
19/08 22° 13° Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
20/08 16° 10° Chuvoso durante o dia e a noite
21/08 15° Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.