Ferramentas de Acessibilidade

Para quem é destinado o programa Marau CuidaPet (castração e atendimentos veterinários)?

O Programa Marau CuidaPet trabalha com castrações, atendimentos veterinários e ações clínicas com vacinação, controle parasitário e microchipagem de animais de famílias com renda máxima de 3 salários mínimos, animais de rua e animais atendidos pela Rede de Proteção da cidade.

Onde fica localizada a Secretaria do Meio Ambiente?

Na Avenida Barão do Rio Branco com a Irineu Ferlin, n 709, Bairro Centro. Telefone para agendamento de consultas e demais ações clínicas: (54) 99693-5397.

Onde fica localizado o Ambulatório Veterinário Móvel?

O Ambulatório Veterinário Móvel fica localizado no parque Lauro Ricieri Bortolon (parque de rodeios).

O programa recolhe animais abandonados?

O programa Marau CuidaPet não realiza o recolhimento de animais abandonados. É disponibilizado atendimento gratuito no Ambulatório Veterinário Móvel, a castração, vacinação, controle de vermes, pulgas e carrapatos e microchipagem dos alimais, além do incentivo para adoção, ou o mesmo poderá se tornar um animal comunitário. Além disso, o animal caso debilitado, pode ser levado até o Ambulatório Veterinário Móvel (mediante agendamento) para receber atendimento clínico.

Quando devo denunciar sobre maus tratos aos animais?

Sempre que verificar e observar alguma situação envolvendo animais em situações de vulnerabilidade (sem abrigo, sem alimentação, local anti-higiênico) denunciar no whatsapp (54) 99693-5397 ou pelo e-mail cuidapet@pmmarau.com.br, acesse a aba DENUNCIAR MAUS TRATOS. para mais informações

Como proceder quando o animal está preso em locais de difícil acesso que exigem resgate de risco?

Para a contenção ou o resgate de animais que estejam presos ou isolados em locais de difícil acesso, é necessário chamar o Corpo de Bombeiros. O programa Marau CuidaPet não dispõe de profissionais com habilitação para realizar estes atendimentos pois os mesmos poderiam colocar em risco a integridade física dos servidores e dos animais.

Não quero mais o animal, e agora?

A responsabilidade da posse do animal, dos seus cuidados e atos é do proprietário. O Programa Marau Cuida Pet trabalha com o incentivo à guarda responsável e faz parte deste trabalho levar ao conhecimento das pessoas que os animais de estimação não são objetos que podem ser descartados. Os animais de estimação, e em especial os cães, por terem se tornado tão dependentes dos humanos, são seres sencientes, que percebem, sentem e passam por sensações de medo, solidão, agonia e emoções como saudade, alegria, tristeza, afeição, entre outros. Maus tratos e abandono de animais são crimes. A Lei Federal 9.605/1998 e a Lei Sansão 14064/2020 preveem punições para atos que configurem crime de maus tratos.

Ter um animal silvestre brasileiro em casa é crime?

SILVESTRE NÃO É PET!

Não é permitido manter em cativeiro animais silvestres brasileiros, como macacos, papagaios, araras e curiós entre outros. Isto só é permitido a zoológicos, entidades com fins científicos e outras exceções, desde que possuam autorização do Ibama ou da autoridade competente. Permitir que qualquer pessoa tenha um animal silvestre em casa estimula a atividade de traficantes de animais (pessoas que retiram os bichos selvagens de seus ambientes naturais para vendê-los). Separar um animal silvestre de seu ambiente prejudica não só o bicho que é afastado de sua família como vários outros animais que dependem dele para sua sobrevivência. Ter animais silvestres em casa prejudica o equilíbrio dos ecossistemas naturais. De acordo com a “Lei de Crimes Ambientais”, quem tem um animal silvestre brasileiro em casa está sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa.