Medida passa a valer a partir desta sexta-feira, dia 20. O decreto pode ser acessado clicando AQUI.
O Prefeito de Marau, Iura Kurtz, decretou mais medidas visando a prevenção contra o coronavírus. A partir desta sexta-feira, dia 20, está decretado o fechamento de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços que não estejam expressamente previstos para atender necessidades básicas, por tempo indeterminado.
“É uma decisão dura, difícil de ser tomada, mas necessária. Sempre pensando na vida das pessoas e na prevenção contra esse vírus fatal que vem causando mortes em todo o Mundo”, declarou Iura Kurtz.
Assim, fica autorizada a abertura e o funcionamento apenas dos seguintes estabelecimentos:
– Tratamento e abastecimento de água;
– Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
– Assistência médica e hospitalar;
– Distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como farmácias, supermercados, mercados e minimercado; ]
– Serviços funerários
– Captação e tratamento de esgoto e coleta lixo;
– Telecomunicações;
– Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
– Segurança privada
– Imprensa em geral.
Os estabelecimentos previstos para abertura também devem adotar medidas rigorosas de higiene conforme o decreto.
Restaurantes, lojas de conveniência e bares
Os estabelecimentos de restaurantes, lojas de conveniência, bares com alimentação e lanchonetes poderão se manter em atividade para venda de alimentos e bebidas nas seguintes condições: entrega em domicílio (tele-entrega) ou para retirada no local de alimentos prontos e embalados e bebidas lacradas, sendo vedado o consumo no local do estabelecimento.
Fica vedado o funcionamento de academias, centros de treinamento, centros de ginástica, clubes, centros de tradições gaúchas, igrejas, templos ou similares, museus, centros culturais, bibliotecas e entidades de representação sindical
Demais medidas
Os eventos em vias e logradouros públicos ficam igualmente cancelados, inclusive feiras ao ar livre ou em ambientes fechados. Ainda, o decreto dispõe sobre o atendimento das secretarias do município.
Indústrias
Nesta 6ª feira, dia 20, será publicado uma Portaria com recomendações de prevenção e higiene para todas as indústrias de Marau, que por ora mantem suas atividades, ficando a cada uma a decisão das ações, seguindo legislação federal e normas trabalhistas.