O propósito é que a população tenha espaço adequado para o descarte de resíduos sólidos.
O Prefeito Iura Kurtz fez o lançamento de um novo projeto ambiental para Marau. O ato foi realizado nesta manhã de terça-feira, na Casa da Cultura. Na oportunidade foi lançado o projeto Ecopontos, que trata da inserção de locais estratégicos no município para o descarte correto de resíduos sólidos.
A Engenheira Ambiental, Júlia Vanin de Moraes, detalhou todo o projeto para os presentes e afirmou que “Marau deverá contar com a colaboração de cada cidadão para que o projeto tenha sucesso”.
Ainda não há definição sobre os locais que os Ecopontos serão instalados. Os locais servirão para descartes de resíduos de construção (tijolos, cerâmica, concreto, madeira...), perigosos (pilhas, baterias), especiais (podes de galhos, pneu, óleo de cozinha...), recicláveis (plástico, papel, vidro, metal, isopor), móveis (sofá, cama, balcão...), eletrodomésticos (televisor, rádio, fogão, forno, geladeira...) e eletrônicos (computador, celular, mouse...).
Assim que o projeto foi colocado em prática todas as informações serão repassadas para a comunidade. Para a avaliação de impactos ambientais e plano de gerenciamento de resíduos sólidos, a Engenheira Ambiental Júlia Vanin também fez a explanação do planejamento e metas do novo projeto.
Para o Prefeito de Marau “esse é mais um projeto inovador que vamos colocar em prática. Tratar o Meio Ambiente com respeito, promovendo ações de conscientizações e também realizando novas obras. Os Ecopontos terão uma estrutura moderna e totalmente adaptada para a sua finalidade”, afirmou Iura Kurtz.
A Secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito e o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente são os responsáveis na coordenação do projeto. As pastas são comandadas, respectivamente, por Vilmo Zanchin e Sílvio Augusto Confortin.