Prefeitura de Marau (RS)

Notícias

Marau adere a parceria que amplia integração na área da segurança

Prefeito Iura Kurtz, acompanhado do Deputado Zanchin, assinou nesta manhã o documento que estabelece uma relação mútua entre o Estado e a Prefeitura.

Na manhã desta 4ª feira, dia 13, no Palácio Piratini, com a presença do Governador José Ivo Sartori, o Prefeito Iura Kurtz assinou o termo de adesão do Município de Marau ao Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM/RS). Este projeto estabelece uma relação mútua entre Estado e prefeituras para planejar ações estratégicas de segurança no interior. 

O projeto reúne órgãos estaduais, municipais, federais e entidades da sociedade civil organizada. A adesão é feita de acordo com a estrutura disponível, sem necessidade de criar novos órgãos que onerem os cofres públicos.

Entre as metas estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações para o combate ao crime, a qualificação dos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

“Toda ação que visa proporcionar mais segurança é válida. Esse novo projeto, além do combate à criminalidade, também atuará em políticas educacionais e preventivas”, destaca o Prefeito Iura Kurtz.

O deputado marauense Vilmar Zanchin acompanhou o Prefeito de Marau na solenidade.

Como funciona o sistema

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa vai contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e com operações de médio e grande porte. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos. 

Toda essa estrutura vai contribuir para o sucesso das operações em conjunto. Serão estabelecidos protocolos de atuação, como o que já existe para a desobstrução de vias públicas em Porto Alegre, que nortearão o desenvolvimento de atividades que envolvam diversas instituições. 

Outra atribuição do SIM/RS é estabelecer as diretrizes de cooperação e a promoção do intercâmbio educacional. Isso permite o alinhamento na formação dos agentes de segurança estaduais e municipais e garante a padronização de atuação (conjunta ou não), dentro das atribuições constitucionais de cada corporação. Dessa maneira, os órgãos estaduais encontram em seus pares municipais o mesmo modus operandi, facilitando o trabalho e aumentando a efetividade das missões a serem executadas. 

O sistema foi proposto ainda a agir nas causas da criminalidade e da violência social. Para tanto, serão elaborados e oferecidos programas de prevenção primária, envolvendo jovens e adolescentes. As principais ações terão foco na prevenção do uso de drogas, combate aos pequenos delitos, estímulo à cultura, esporte e lazer e à criação de redes sociais e de comunicação entre comunidades e microrregiões. 

iuraseg

Categoria: