A Fundação Banco do Brasil em parceria com a Fenabb (Federação Nacional das AABBs) buscando sempre aprimorar o Programa AABB Comunidade, está desenvolvendo um projeto piloto com doze AABBs conveniadas. Trata-se do projeto “Inserção Juvenil na Economia Digital”, executado pelo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).
O AABB de Marau foi um dos selecionados para fazer parte da pesquisa e dessa forma, nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de maio recebeu a visita dos técnicos do CESAR, Danielle Nathalia Gomes e Arthur Felipe da Silva.
O estudo tem por objetivo conceber e desenvolver uma tecnologia social sistemática e replicável voltada para a inserção socioprodutiva na Economia Digital que considere a necessidade de desenvolvimento de competências profissionais para o século XXI, buscando inserir novas oficinas voltadas aos alunos de 14 a 17 anos, público esse que registra o maior índice de evasão tanto das escolas, quanto do programa AABB.
Assim, através de entrevistas realizadas com alunos, pais, professores, coordenadores, autoridades e representantes de órgãos fomentadores de empregabilidade dos jovens foi feito um levantamento de quais oficinas esses alunos teriam interesse em frequentar. A ideia é incluir cursos técnicos preparatórios para o mercado de trabalho, organizados de acordo com cada região.
O projeto está na fase inicial, sendo que agora serão feitos estudos sobre os dados levantados. Já no início do próximo ano a equipe retornará para a segunda fase do projeto que será colocada em prática a partir de 2020.