Em 1998, o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, por meio da lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Neste ano de 2018, a votação é realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que poderão escolher apenas um dos seis programas e ações constantes na cédula de votação.
A votação abriu às 8 horas desta terça-feira. "A participação da comunidade na escolha das demandas é de extrema importância. É preciso que cada cidadão faça sua parte para que tenhamos cada vez mais uma cidade e uma região forte", ressaltou o Vice-prefeito em exercício Rui Carlos Gouvêa, que já fez sua escolha na Consulta Popular.
Como votar
Ajude a escolher as demandas da sua região. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do seu título de eleitor. A votação pode ser realizada de duas formas: pelo site da Consulta Popular (vota.rs.gov.br/register) ou presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes.
Em Marau, há pontos de votação na Praça Elpídio Fialho e na sede da Prefeitura. Além disso, agentes comunitárias e de endemias estão passando nas residências dos bairros Santa Lúcia, São José Operário, Nova Alternativa, Colinas Nova Marau, São Cristóvão, Santa Rita, Fuga, Progresso e arredores.
Conheça as demandas dos municípios do Corede Produção
1 – AGRICULTURA: Manejo e conservação do solo
2 – SEGURANÇA PÚBLICA: Videomonitoramento e cercamento eletrônico
3 – OBRAS E HABITAÇÃO: Apoio a recuperação de estradas vicinais
4 – MEIO AMBIENTE: Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais.
5 – DESENVOLVIMENTO RURAL: Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.
6 – EDUCAÇÃO: Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem.