O ato foi realizado na manhã de sábado, 24 de fevereiro, na nova ESF Santa Rita/São Cristóvão.
Em um momento de grande alegria e celebração, foi realizada a Sessão Solene de Certificação da Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase na Atenção Básica, Família e Comunidade e Saúde Coletiva, fruto da parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o município de Marau.
A solenidade foi presidida pelo Dr. Joviles Vitório Trevisol, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, que, em seu pronunciamento inicial, declarou abertos os trabalhos da sessão, destacando a importância desse ato oficial entre a UFFS e a Prefeitura de Marau.
A mesa oficial foi composta por diversas autoridades, incluindo o prefeito municipal, Iura Kurtz; o diretor do Campus de Passo Fundo da UFFS, Jaime Giolo; o presidente do Legislativo, João Vagner Daré; o secretário municipal de Saúde, Douglas Kurtz; o presidente da COREMU, Marcelo Soares Fernandes; a coordenadora do curso de Residência Multiprofissional, Priscila Pavan Detoni; e a representante das Preceptoras, Thais Scalco.
O momento foi marcado pela certificação das formandas Andrieli Boeira Barremaker, Deise Zwirtes, Maria Eduarda Rodrigues da Silva, Marielli Beffart e Melanie de Souza de Aguiar. Em suas palavras, ressaltaram-se os 11 anos de trajetória desde o início da proposta de formação, a contribuição da Secretaria Municipal de Saúde de Marau e da UFFS no processo formativo de 44 profissionais das áreas de psicologia, farmácia e enfermagem.
Thais Scalco, representante das Preceptoras, e Marcelo Soares Fernandes, presidente da COREMU, trouxeram suas considerações sobre a importância da residência em saúde e o impacto positivo na qualidade da assistência.
O Secretário Municipal de Saúde, Douglas Kurtz, dirigiu uma mensagem especial às formandas, ressaltando a humanização e a qualificação dos profissionais que atuaram nas Estratégias Saúde da Família Santa Rita e São José Operário.
O prefeito municipal, Iura Kurtz, compartilhou suas considerações e parabenizou as profissionais pela conclusão bem-sucedida da residência, enquanto o Pró-Reitor Joviles Vitório Trevisol encerrou a cerimônia com seu pronunciamento, destacando o orgulho da UFFS em contribuir para a formação desses profissionais.
A conclusão do evento foi marcada por um sentimento de conquista, agradecimentos e reconhecimento pela trajetória percorrida, reafirmando o compromisso com a educação em saúde e o fortalecimento da rede de cuidado no município de Marau.