Prefeita Naura Bordignon assinou o decreto nesta quinta-feira, 20 de fevereiro.
O Município de Marau decidiu pela decretação da situação de emergência em razão das perdas provocadas pela estiagem e registro de altas temperaturas, que atingiram o município e a região como um todo nas últimas semanas. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho da Defesa Civil de Marau, realizada na manhã de terça-feira, 18/02, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeita.
O encontro contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil, Flávio Augusto de Conto e demais representantes do órgão e do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Pecuária, Vilmo Zanchin, acompanhado do coordenador da pasta Guilherme Mikkelsen. Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Agropecuária, Secretaria de Desenvolvimento Social, Emater e Corpo de Bombeiros, dentre outros setores importantes para acompanhamento das consequências climáticas.
Como pontuou a chefe do escritório da Emater em Marau, Edivane Ferro, as perdas são significativas em diversos setores agropecuários e refletem na economia do município como um todo. De acordo com o relatório apresentado, estima-se um prejuízo superior a R$ 240 milhões, o que impactará diretamente na arrecadação do município. Já em relação às culturas, foram contabilizadas perdas de 60% no milho para grão, 60% no milho para silagem, 60% na soja e 40% na produção leiteira. Vale ressaltar que, essas perdas foram estimadas juntamente com o Conselho Agropecuário de Marau, onde fazem parte diversas entidades do agronegócio.
Já o coordenador da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Guilherme Mikkelsen, afirmou que os prejuízos são visíveis nas comunidades marauenses como um todo, não se tratando de um problema pontual. Ele ainda relatou a procura de produtores rurais que registraram alta na mortalidade de animais de rebanho e avicultura. As perdas também são consequência das altas temperaturas somadas à falta de água.
A decisão pela assinatura do decreto já estava prevista desde a primeira reunião do Conselho Municipal de Agropecuária, realizada no dia 03 de fevereiro. Na ocasião ficou acordado entre os presentes o acompanhamento da situação climática. A prefeita Naura Bordignon, também já havia anunciado o início dos trâmites que antecedem o decreto. Os órgãos trabalharamm na finalização da documentação, e o decreto foi assinado pela prefeita Naura Bordignon na tarde desta quinta-feira, 20/02.